Contactos

LFG EDIFICAÇÕES

  • Pessoa de contato: Luis Fernando Fernando
  • Telefone: +55 (41) 3056-77-55
  • +55 (41) 8711-46-47, Claro
  • +55 (41) 8426-45-10, OI
  • Endereço postal: RUA RIO PIRAQUARA, 1208 SALA 04 JD. WEISSÓPOLIS, Curitiba, Paraná, 83322-140, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Eletrica

Eletrica

28/07/13

Em todo o país, há muitas pessoas que moram em imóveis construídos há décadas. Algumas residências chegam a ser cinquentenárias ou até mais antigas. Nesses casos, mesmo que a estrutura predial tenha uma aparência adequada e sem apresentação de trincas nas paredes, é importante efetuar uma revisão nas instalações elétricas, visando manter a segurança do usuário e o bom funcionamento dos equipamentos.

Isso porque, além do envelhecimento natural do material utilizado na isolação dos condutores elétricos, no passado tanto o chuveiro como outros equipamentos tinham potências menores do que as atuais; além disso, poucos eram os consumidores que utilizavam freezers, máquinas para lavar louças, micro-ondas, computador, ar-condicionado, aquecedores, entre outros eletrodomésticos hoje convencionais nas residências.

O grande problema na reforma de um imóvel antigo é atender aos requisitos da norma atual (NBR 5410), como o diâmetro pequeno dos eletrodutos antigos e a sua distribuição na instalação. Nesses casos, se apenas os condutores elétricos forem substituídos, sem haver a troca ou acréscimo de eletrodutos, não será possível garantir seu funcionamento com eficiência e segurança.

Por esse motivo, a SIL orienta que é necessária uma análise detalhada da instalação antiga antes de iniciar a reforma, que deve ser feita por um profissional habilitado, que conheça os padrões atuais da norma técnica. Afinal, em alguns casos, reformar exige mais conhecimento do que executar a instalação elétrica de uma construção nova!

Fique sempre ligado!

Fonte: Sil Fios e Cabos Eletricos